placardpt
      Proposta terá de ser aprovada em Assembleia-Geral

      Liga apresenta hipótese de redução para 16 equipas a partir de 2022/23

      2021/03/03 09:56
      Redação

      Com a premissa de aumentar a competitividade e reduzir a densidade de jogos, bastante falada nos últimos tempos, o organismo, segundo escreve o jornal Record esta quarta-feira, apresentou esta possibilidade aos clubes, tendo em vista a época 2022/23.

      A hipótese não passa, para já, disso mesmo, já que para avançar terá de ser aprovada em Assembleia Geral (AG). da Liga. E caso a redução surja em 2022/23, a proposta terá mesmo de ser aceite até ao final desta temporada em AG, de forma a que os próximos campeonatos sejam revistos no que a subidas e descidas diz respeito.

      Esta hipótese já tinha sido levantada por Fernando Gomes, presidente da FPF, recentemente, e a época 2022/23 poderá ser a ideal para este ajuste, já que haverá Mundial no final do ano civil de 2022, obrigando a uma calendarização diferente do habitual.

      A confirmar-se, a Liga vai voltar a ter o formato que apresentou de 2006/07 a 2013/14, com 16 equipas (30 jornadas) a disputar o campeonato. Nas restantes épocas desta década, a Liga apresentou sempre 18 equipas, com 34 jornadas a serem jogadas.

      Comentários (78)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      redlegion
      2021-03-04 18h43m por PortoNation11
      Falácia para ti, mas aceito.
      Denoto uma clara animosidade relativamente a este tema e por isso essa reação.
      Eu também gostava que as coisas fossem diferentes mas eu acredito mesmo em tudo aquilo que te disse e disse ao misticaencarnada.
      Sim, os dirigentes resignaram-se e agora tens tido algumas boas iniciativas contudo com as iniciativas que estão agora a ter só irão ter resultados práticos daqui a uns bons anos.
      Olha o caso do Braga, desde que o Salvador se to...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-03-04 18h14m por PortoNation11
      Pois o problema é que essas pessoas pensam de forma errada a meu ver.
      O objetivo é melhorar o nosso futebol para o pudermos vender melhor cá dentro.
      Portugal é o maior consumidor da Liga Nos e vamos sempre ser independentemente da qualidade que possamos vir a ter.
      O meu pensamento é que trabalhemos para os de cá para mais tarde valorizarem nos lá fora, mas nunca com o pensamento da Europa ser o principal motivo da nossa mudança.
      Real United Barça como menciona...ler comentário completo »
      PortoNation11
      2021-03-04 17h46m por redlegion
      "O problema foi que os responsáveis dos clubes das terras não se souberam adaptar a essa realidade". Que falácia tão grande. As mentalidades levam gerações e muitos, muitos anos a mudar. Não tem nada a haver com amor ou falta dele por parte de quem dirige os clubes. As pessoas pura e simplesmente estão-se nas tintas para os clubes da terra. E repito: Em Portugal não se gosta de desporto, gosta-se de ganhar não importa como.

      Em Viana do Castelo são quase todos do Benfica o...ler comentário completo »
      PortoNation11
      2021-03-04 17h32m por MisticaEncarnada
      Há muita gente que, tal como eu, defende que se a nossa liga for mais competitiva, houver mais tempo útil de jogo e um melhor espectáculo, além de mais adeptos nas bancadas, será até mais fácil de sermos bons em termos internacionais. Temos de vender o nosso futebol mas para isso há que melhorar muitos aspectos dentro e fora das 4 linhas, começando por deixar de jogar para o pontinho e depois claro, nos dirigentes e nas arbitragens (o jogo tem de andar e não de parar de 30 em 30 segundos...ler comentário completo »
      MisticaEncarnad a
      2021-03-04 17h15m por PortoNation11
      Não concordo que so sentes nessas circunstâncias.
      Alias concordo ate que sentes mais um clube se o associas a um sentimento de pertença.
      Os clubes grandes em Portugal são clubes de massas, não se podem comparar com mais nenhum outro clube no Mundo quanto mais aos restantes clubes em Portugal.
      Diz me outro clube em qualquer país que tenha tanto impacto social tendo em conta a dimensão do país como O Benfica ou o Sporting? O Porto é mais regional.
      E para mim é ...ler comentário completo »
      PortoNation11
      2021-03-04 16h39m por MisticaEncarnada
      Para sentires o clube só mesmo de pequenino. Se isso não aconteceu, só trabalhando no clube ou jogando nas camadas jovens, etc, é que isso é possível. A maior parte das pessoas não tem contacto com os clubes perto de si. Ou seja, ir aos jogos, conhecer jogadores, haver uma proximidade do clube com a região, promover mais os jogos do clube, haver uma identificação com o clube. . . falas bem de amor ao clube. Se nem no Benfica e em muitos outros clubes grandes existe, queres que haja...ler comentário completo »
      redlegion
      2021-03-04 16h29m por PortoNation11
      O que se passou em Viana do Castelo?
      Sim a nossa cultura desportiva é algo que vem de há muitos anos, mas os nossos dirigentes é que têm a maior culpa pois são eles é que são pagos para promover o espetáculo e isso não acontece.
      As pessoas acima de tudo, gostam de clubes e não de futebol, contudo por causa de gostarem de clubes as pessoas aprenderam a gostar mais de futebol.
      A forma como a população foi escolhendo os seus respetivos clubes ao longo dos anos foi tendenci...ler comentário completo »
      PortoNation11
      2021-03-04 16h06m por redlegion
      Isso tem a haver com a cultura desportiva em Portugal. Aqui as vitórias festejam-se na cara do adversário e para poder entrar de peito feito no trabalho ou na escola no dia seguinte. Isso explica o porquê de as pessoas apoiarem mais 3 clubes do que o resto. Em Portugal não se gosta de desporto, gosta-se de ganhar não importa como.

      E quanto a iniciativas esses clubes fazem o que podem, as pessoas pura e simplesmente não querem saber. Não vale a pena estar com rodeios. Basta...ler comentário completo »
      J_Du4rte
      2021-03-04 15h58m por PortoNation11
      "Concordo em absoluto com o que aqui foi dito pelo Returnoftheeagle. Um campeonato com dezasseis equipas com duas a descerem diretamente e uma por playoff ia fazer com que os pontos fossem muito mais valiosos logo, mais disputados"

      A maioria dos clubes na nossa liga luta até á ultima pela permanência, os clubes não vão estar a pensar nisso no inicio nem a meio do campeonato, somente no fim do mesmo é que já olham para isso mais atentamente.
      redlegion
      2021-03-04 15h52m por PortoNation11
      "O maior problema do futebol português não é só os tempos de jogos e a falta de centralização dos direitos televisivos. É o facto de a esmagadora maioria dos portugueses apoiar os 3 grandes em vez dos clubes das suas terras que ficam a penar pela sobrevivência (e até têm empresas que preferem patrocinar os ditos grandes e ignoram os clubes das terra) e a única forma de se manterem é o dinheiro que a SportTV lhes dá para as transmissões (isto para os que têm esse previlégio, claro)"

      ler comentário completo »
      16 equipas
      2021-03-04 15h43m por PortoNation11
      Se a liga portuguesa é fraca, se tirarmos quantidade à mesma, ela vai continuar fraca.
      O problema real da nossa liga é aquilo que muitos user já falaram, que é o pouco tempo util de jogo, a falta de ritmo dos jogos, critérios alargados para os jogadores, o circo em torno do futebol por parte da CS.
      Para mim um dos maiores problemas é não sabermos vender o nosso produto internamente.
      Temos o canal11 que ainda falta de outros clubes, contudo é muito pouco para aquil...ler comentário completo »
      TE
      matrioska_russa
      2021-03-03 20h07m por Telpecrist
      A comichão, tal como quase tudo em Portugal, não passa de clubite aguda. O Porto tem atacado constantemente a competição desde o início, maioritariamente por nunca a terem ganho e ter sido dominada pelo Benfica. Tudo o resto resulta daí. E os adeptos, quais carneiros, vão atrás do que os dirigentes dizem.

      Quanto ao formato, o mais importante é decidirem de uma vez por todas um formato que sirva em vez de andarem todos os anos a mudar. Nenhuma competição que mude o forma...ler comentário completo »
      matrioska_russa
      2021-03-03 19h23m por redlegion
      A comichão vem da final de 2009. Não fosse isso e talvez as coisas fossem diferentes. . .
      16 equipas
      2021-03-03 19h18m por azulibranco
      é para melhorar?

      Acabem mas é com a taça Lucilio Batista!

      Estou plenamente de acordo com o meu vizinho, o Kurika (digo vizinho porque ele é boavisteiro e eu moro quase ao lado do Bessa). . .
      Taça da Liga
      2021-03-03 18h52m por matrioska_russa
      Não entendo a comichão que esta competição causa. Sim, o sorteio é errado e favorece indevidamente os mais fortes, mas é mais futebol para ver, para comemorar. As equipas maiores aproveitam para rodar a equipa, as mais modestas tem uma possibilidade de lutar por um título e às vezes ganhar (Setúbal, Moreirense, até o Braga).

      Quanto às 18 e 16 equipas, claramente prefiro 18 equipas, mas atendendo à dimensão do país, não me choca a mudança. Mas gostava de saber o crité...ler comentário completo »
      16
      2021-03-03 18h47m por PSVIEW
      Para isso façam um campeonato como a Irlanda e metam só 10 equipas. Agora a sério, como referido e bem abaixo, não somos “grandes” o suficiente para ter 20 equipas mas também não estamos ao nível da Polônia ou Servia. 18 é o formato ideal, tirem o sistema de grupos na Taça da liga e façam como a Inglaterra , a base de eliminatórias. Traz mais surpresas e corta se devez um sistema viciado para os trás grandes + Braga ou Vitória
      Reduzir?
      2021-03-03 18h39m por redlegion
      Deixem-se de coisas, não é a reduzir o número de equipas que vamos aumentar a competitividade, muito menos podem vir com o argumento da "densidade de jogos", sendo que este ano foi uma excepção. Quando o dinheiro está centrado em 3 ou 4 equipas, não é a aumentar o número de jogos entre elas que o campeonato melhora. Esse argumento é uma falácia. O único erro de ter 18 equipas é só descerem duas.

      Quanto à Taça da Liga deixem-se de tretas. Os ingleses também têm a deles e n...ler comentário completo »
      . . .
      2021-03-03 18h29m por Markes88
      E para mais, sobre o histórico do campeonato nacional. . . . primeiro eram poucas equipas, foi aumentando. . . . até perfazer, salvo erro, precisamente 18 equipas, e tivemos apenas de 2006 a 2014 16 equipas.

      Faz sentido que se mantenha o número. . . . já fui apoiante de ter 16, mas em boa verdade, os melhores campeonatos europeus, todos eles têm 18-20 clubes. . . . pelo que não é por aqui que o problema é mais concreto. . . .
      Liga 2022/23
      2021-03-03 18h29m por miketu
      Preferia a extinção da taça da liga e que se mantivessem os 18 clubes, mas na realidade o tamanho do país exige uma liga mais pequena com 16 clubes ou até menos, onde a competitividade entre estes seria maior. Para não falar nos problemas financeiros que a maioria dos clubes têm para serem profissionais e cumprir com as suas obrigações, aí o problema está nos 3 estarolas sugarem o dinheiro todo que deveria ser distribuído mais equitativamente por todos.
      Uma segunda liga com 2 zonas de 16 ou 18 clubes seria o ideal na minha opinião.
      SLBong
      2021-03-03 18h23m por Markes88
      Sim, 10/12 equipas era um disparate, isso nunca defendi nem vou defender. . . .

      Em suma. . . . fossem 16, 18 ou até mesmo se fossem 20, o maior problema é outro. Se os orçamentos de um Grande são tão diferentes para um pequeno como pode o campeonato ser razoável?

      A centralização dos direitos televisivos exatamente com o mesmo formato inglês é o melhor modelo para tentar que os clubes tenham melhores armas para jogar uns contra os outros. Existirá sempre difer...ler comentário completo »
      FC
      MisticaEncarnad a
      2021-03-03 18h19m por FCP_CAMPEAO70
      Mas a Taça da Liga mudava-se para que formato? Eliminatórias? É que este ano foi assim e os 4 de sempre foram à Final Four.

      Concordo com a mudança de formato mas é preciso haver um prémio melhorzito para os pequenos. Por exemplo, o vencedor da Taça da Liga ir à LE, mas é dificil, porque assim só o 4 classificado ia à Liga Europa. Ou então, o vencedor da Taça da Liga entrava para a disputa da supertaça? Mas isso implicaria mudar o sistema da supertaça.
      Um absurdo total
      2021-03-03 17h52m por PensadorDaBola
      . . . é como eu classifico esta possibilidade - espero que não passe disto mesmo. Que campeonatos europeus do Top10 têm 16 equipas? Apenas um: o russo, que tem vindo a cair a pique, tendo sido inclusive ultrapassado por nós no ranking.
      Os campeonatos de 16 equipas têm desde já um problema grande: são curtos. 30 jornadas é manifestamente pouco, passaríamos a ser dos que menos jogamos na Europa, com imensos buracos no calendário, o que quebra o ritmo das equipas.
      Recordo-m...ler comentário completo »
      FCP_CAMPEAO70
      2021-03-03 17h23m por MisticaEncarnada
      O que está mal não é a existência da Taça da Liga e sim o seu formato, através do qual quase não há hipótese de um dos clubes que não os crónicos primeiros 4 classificados de ir às meias finais (final 4). Na TP também concordo que as meias finais deveriam ser decididas a apenas um jogo.
      Mas já o escrevi em baixo, os 3 grandes acham que é muita fruta não apareçam. Deixam um título para os outros.
      Para mim
      2021-03-03 17h20m por DepoisPago
      Mudava se o formato da taça da liga e ia para eliminatorias taça da liga beneficia mais os 4 primeiros do campeonato q outra coisa qual e a probabilidade de um clube d meia tabela conseguir ganhar? Ter que ficar em 1 do grupo e eliminar porto benfica sporting ou Braga chegar as meias finais mais normal e apanhar um dos outros 3 para na final jogar contra o ultimo dos 4 principais clubes basicamente um clube d menor dimensao tem que eliminar 3 dos 4 principais clubes em portugal para conseguir ga...ler comentário completo »
      FC
      Modelo de 16 equipas
      2021-03-03 17h15m por FCP_CAMPEAO70
      Não faz sentido, nem teria qualquer utilidade no aumento da competitividade. Não é por haver duas equipas a menos que a competitividade aumenta, nem mesmo no que toca às receitas.

      18 equipas deve ser para manter.

      Aquilo que devia ser melhorado é o fim da Taça da Liga - e não o digo porque o meu clube nunca a venceu. É pela sobrecarga de jogos que acarreta. Das duas uma, ou se faz como em Inglaterra e durante a primeira volta só há taça da liga e na segunda...ler comentário completo »
      Tópicos Relacionados
      Competição
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Futebol Inglês
      Grande jogo na Premier League
      Surpresa no Etihad! Perante um City que continua a caminhar a passos largos para vencer a Premier League, o Leeds de Bielsa fez uma gracinha e acabou por vencer por 1x2, numa tarde de sonho de Stuart ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      PE
      PeterSundays 10-04-2021, 14:48
      PO
      PORTOTUGA2 10-04-2021, 14:48
      Tistan 10-04-2021, 14:47
      RATEL 10-04-2021, 14:35
      Avalanche27 10-04-2021, 14:33
      carlos_batuta 10-04-2021, 14:32
      RATEL 10-04-2021, 14:32
      ReturnoftheEagle 10-04-2021, 14:30
      carlos_batuta 10-04-2021, 14:25
      carlos_batuta 10-04-2021, 14:22
      DaniGDM 10-04-2021, 14:22
      Galo1924 10-04-2021, 14:20
      WeAreUnited 10-04-2021, 14:10
      vmsportsbranding 10-04-2021, 14:04
      AcaroInformatico 10-04-2021, 14:01
      AcaroInformatico 10-04-2021, 13:59